terça-feira, 16 de abril de 2013

Descobrindo BATB





Vi seguidas vezes os anúncios da Universal Channel, canal 43 da minha OI TV, chamando para a estréia do novo seriado Beauty and the Beast, e tomei a firme decisão de assistir, porque sou fã da atriz Kristin Kreuk, estrela do seriado, mas também em razão de ter sido fã ardorosa da série original com Linda Hamilton, entre 1987 a 1989, uma atriz que depois ficou famosa com os filmes do Exterminador do Futuro.



A série estreou pela emissora CW, no dia 11 de outubro de 2013. Assisti muito curiosa para saber como seria a adaptação desta versão e gostei muito da ideia bem atual da Fera ser uma criatura resultante de experimentos do exército em soldados, rapazes jovens, tendo lhes dar super poderes e criar super soldados. O tema não é novo, uma vez que anos atrás fizeram um filme com o super musculoso Van Dame, UNIVERSAL SOLDIER (Soldado Universal), de 1992, em que ele e outro famoso ator de filmes de ação, Dolfh Lundgren, fizeram parte de experimentos para se tornar super soldados. Na Guerra do Vietnã, muitos soldados americanos são mortos... Secretamente, o exército americano congela o corpo de vários desses soldados para serem parte de um novo e secreto projeto de alta tecnologia cibernética, desenvolvido pelo governo.



Outra historia para comparar é a do herói gigante verde, o Incrível Hulk, personagem dos quadrinhos da Marvel Comics, também é uma versão do famoso conto de fadas A Bela e a Fera, que já filmada no formato de animação pela Disney. O Hulk também é o resultado de uma experiência fracassada, de um cientista do exército americano, Bruce Banner, de criar um super poderoso ser. Tal qual em nosso seriado BATB, o HULK é o resultado de um projeto ultrassecreto conhecido como "Supersoldado" para ajudar as Forças Armadas dos Estados Unidos  A história do monstro/herói verdinho foi refilmada em 2008, porque já teve outras versões, mas desta vez contou com o excelente ator premiado Edward Norton, e foi sucesso de bilheteria. Bruce se transforma no Hulk toda vez que fica muito nervoso ou com muita raiva e não pode se controlar. Tem uma namorada chamada Betty Ross, filha do general que se torna o maior caçador do Hulk. Apesar do amor impossível Betty Ross e ele continuam sempre apaixonados e ela o ajuda a fugir.



Há 47 anos atrás, em 1946, bem antes de a Disney levar ao público infantil o conto de fadas clássico de A Bela e a Fera (La Belle et la Bête), foi feita uma adaptação para o cinema, em preto e branco, na França, pela mão do exímio e competente diretor Jean Cocteau, que zelava pelos detalhes, apresentava variedades de recursos, e  já surgia como um marco do cinema fantástico, em plena Europa pós-guerra. A Fera idealizada por Cocteau era fascinante e aterrorizante ao mesmo tempo, foi interpretada pelo famoso ator Jean Marrais, amado e cobiçado pelas mulheres como Tom Cruise na atualidade, enquanto a Bela foi representada por uma atriz belíssima no cinema da época, Josette Day.




Existe um atrativo muito grande para as mulheres e para as pessoas, em geral, em mostrar um amor que transcende as questões das aparências e se baseia nos amor pelo conteúdo, o interior, o caráter do outro. DE FORMA inconsciente ou não todos nós nos interessamos mais pelo relacionamento da Bela com a Besta, do que dela com o príncipe encantado no qual ele se transforma no final das versões tradicionais. Assim como já foi comprovado no filme infantil Shrek, que as crianças rejeitaram o homem normal e bonito, torcendo para a princesa ter o Ogro de volta, ficando todas felizes quando ele volta a ser o verde e grandão monstro, aplaudindo e gritando nos cinemas, na cena do retorno do Ogro, nós também amamos o que pode haver de bondade e gentileza nas feras, amamos desvendar os mistérios do  mundo  sobrenatural e do fantástico. 

É um fato que esta temática nunca envelhece ou perde o chamariz para as multidões, senão porque foi filmado em 2009, um versão, com nome Beauty and the Beast, com a atriz Stella Warren e o ator europeu Rhett Giles, depois, em 2011, teríamos um novo filme retratando a Bela e a Fera? Trata-se  de Beastly, um filme americano baseado em um romance do livro de Alex Flinn, Beastly - A Fera, uma visão moderna do conto de fadas A Bela e a Fera. O filme é escrito e dirigido por Daniel Barnz, com o ator alex Pettyfer no papel principal. 



   
Novamente temos uma rapaz egoísta e frívolo, castigado por uma bruxa em ter qque viver como Fera até encontrar um amor verdadeiro. A moça, que vai amá-lo como Fera, é uma colega da escola, que já o amava antes como o rapaz mais popular da escola, porém mal, frio e indiferente. Na cena final, quando ele já voltou a ser o rapaz belo, louro, de olhos claros, a beleza de sempre, ele vai buscá-la no aeroporto. A Bela demora bastante para reconhecê-lo, pois estava esperando ver a Fera, e  seu ar é meio de desapontamento dele voltar a ser lindo, mas aceita por amá-lo e porque no  interior ele realmente se tornou bondoso, amável , gentil e se importando com o próximo. 
Nos filmes e desenhos o desapontamento é geral quando Besta enfim se livra do feitiço e vira um nobre cavalheiro.  

 





Entretanto, no novo seriado da CW temos um belíssimo rapaz de nome Vincent Keller, que era um médico e desgostoso ao perder dois irmãos no terrível atentando à Torres Gêmeas, decide largar tudo e se alista na guerra do Afeganistão... Além dos horrores, aceita se submeter às injeções e remédios que modificam seu DNA para criar um super soldado. A experiência dá errado, e os dez soldados modificados deve ser mortos, Keller consegue escapar e as história de Beauty and the Beast tem seu início após 10 anos que ele etá se escondendo com a ajuda de um amigo de infância, JT Forbes.

 


Aqui temo uma variante interessante da história tradicional, sem rosas e sem chaves, mas com outros símbolos e com um rapaz belíssimo que se transforma em Fera assassina quando está furioso. Uma besta aos aos moldes do personagem incrível Hulk, super soldado, ambos cobaias de experiências fracassadas, que amam uma moça inteligente, competente e bondosa que pode ser morta num piscar de olhos quando o rapaz estiver no seu estado "Fera". Amor romântico e eterno, capaz de enfrentar todos os problemas e obstáculos  do mundo, desde que estejam juntos, amolece e comove os corações de mocinhas, mulheres, velhotas, das teenage até as da idade da loba, de 60, 70, 80 anos e talvez mais. Impossível não torcer por um amor tão grande, sexy, hot, intenso e forte dos dois amantes apaixonados, uma Bela e uma Fera. Lembrando e marcando que ela vai namorar e se relacionar com o cara normal e nunca com a Fera.

 Como o apelo da Fera é eterno, Emma Watson, atriz de toda a saga Harry Potter, como Hermione, é a nova estrela do novo filme Beauty and the Beast, a ser lançado em futuro breve. com a chamada irresistível: "A mais bela história de amor que já foi contada".

 



4 comentários:

  1. Adorei, Maga!!!! Muito bem escrito...PERFEITO!

    Joseane Einloft

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Visualização vibrante! Escrito e transmitido com emoção! Te amo, Margarete!

    ResponderExcluir
  3. Amei o Blog! Ainda mais se tratando dessa série que amo, me apaixonei! E obrigado por indicar o meu blog! ;)

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada pela "BELA E A FERA" . Desde o clássico infantil, passando pela série estrea pela Linda Hemilton(que assisti pela Sky) e agora a nova versão .
    Como vc Maga amo ler, assistir filmes e seriados. Adorei seu blog. Parabéns.
    E tb acompanho o blog da Paty.

    ResponderExcluir