segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Problemas de Audiência e eminente cancelamento de BATB



Estou assustada nessa fall season, como dizem os americanos, com a quantidade de seriados cancelados, caindo na audiência, enquanto outros que já eram fortes, continuam mais fortes do que nunca... Dando uma olhadinha nos números do site Minha Série, fiquei estarrecida com alguns números. As análises são da TV by the Numbers e do Spoiler TV.:
CBS e seus 3 carros chefes:

  • NCIS (20h) – 17,87 milhões e 2.7. Apesar de ficar atrás da concorrente Agents of S.H.I.E.L.D. (neste horário na ABC) no quesito público-alvo, a série ainda é a de maior audiência total de todos os canais abertos, sendo assim, tem longa vida pela frente.
  • NCIS: LA (21h) – 14,78 milhões e 2.6. Tal pai, tal filho: o spin-off de NCIS também figura como um dos seriados mais assistidos de toda a televisão americana, além de, nesta noite, ter sido também o de melhor público-alvo entre os concorrentes de seu horário em outras emissoras.
  • Person of Interest (22h) – 11,68 milhões e 2.0 na demo garantiram à série o primeiro lugar no total de telespectadores em seu horário, apesar de ter tido a pior audiência de sua história entre o público-alvo. Mesmo assim, a série não corre nenhum risco de cancelamento.
Depois vem a poderosa ABC e a nova mania dos jovens, a série da SHIELD, ótima mesmo: 
  • Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. (20h) – 7,79 milhões e 2.8. Foi a série de maior audiência de público-alvo em seu horário, ficando atrás apenas de The Voice (NBC), que marcou 2.9. Por enquanto, a série não corre risco de cancelamento.
Por último, a CW e seus dois grandes empreendimentos do momento:


  • The Originals (20h) – 1,9 milhões e 0.9. Em seu horário fixo daqui pra frente, The Originalsmanteve a fatia de público-alvo, mas teve leve queda no número total de telespectadores em relação à semana passada, quando estreou na quinta-feira, e ainda se saiu melhor do que Hart of Dixie neste dia da semana, no ano passado. Está longe do risco de cancelamento.
  • Supernatural (21h) – 2,5 milhões e 1.2. No total de telespectadores, essa foi a estreia de temporada mais assistida da série desde 2010, enquanto, entre o público-alvo, a série teve sua melhor audiência em três anos. Em comparação com o fim da temporada passada (2,3 milhões e 1.0), teve boa melhora. A dobradinha The Originals e Supernatural garantiu a terça-feira de maior audiência total em quatro anos para a emissora.
Com seriados como The Originals e Supernatural porque a Cw iria se preocupar com BATB, do qual ela apenas é distribuidora?
Outr série que voltou arrasando foi American Horror Story fez estreia batendo recorde de audiência, assim, além dos vampiros e lobisomens, os americanos adoram histórias de terror... Walking Dead tb marcou recorde de audiência na estreia... affff...

A demo (o índice que mede o público de 18 a 49 anos, alvo dos anunciantes), a atração conseguiu a marca de 3.0 — segundo o Entertainment Weekly, trata-se de um aumento de 90% com relação à temporada anterior e o maior número em relação ao que foi exibido na televisão aberta norte-americana (com exceção de Modern Family).

Pois é, depois desses números lindos, dá até pena falar da séries na bolha e com cancelamento inevitável, ainda mais com BATB nessa última lista, das canceláveis.... Algumas nem chegam a estrear como Us & them, nova série da FOX, já foi cancelada, enquanto Teen Wolf acaba de ser renovada para a quarta temporada...
Vejam algumas séries que estou acompanhando, as notícias...
Beauty and the Beast
Já o retorno de Beauty and the Beast não traz tão boas notícias. Sem o lead-in de The Vampire Diaries, a série naufragou, e acaba sem hipótese alguma de renovação, especialmente pelo fato de o canal não ter nenhuma estreia com números terríveis, tornando Beauty and the Beast a escolha óbvia para cancelamento.
The Originals
Confesso ter pensado seriamente em mover The Originals para a zona azul. Não o fiz por mero conservadorismo pelo fato de a série só ter exibido um episódio em seu timeslot oficial, e pelo fato de a queda de 10% do primeiro para o segundo capítulo não configurar estabilidade. Mas penso que a série esteja muito próxima de se manter em um nível de 0.8-0.9, o que é ótimo para a CW.
The Tomorrow People
The Tomorrow People estreou com números ligeiramente acima da média da CW (104%). Considerando o fato de que seu lead-in teve audiência idêntica, isso é uma boa notícia, já que indica que a série terá facilidade em se estabilizar. Mas, por ora, fica na bolha até recebermos maiores informações.
Assim, temos BATB ameaçada do cancelamento, pode até ser, mas não sem as Beasties estarem lutando até o fim, por uma louvável renovação... ainda mais que séries já apresentou 2 episódios maravilhosos...
Algumas explicações para quem acha complicado entender o que é DEMO:
Syndication: É a exibição diária de uma série em um canal pago ou aberto. As produtoras vendem episódios para esse canal e, portanto, é uma importante fonte de lucro com uma série. Mas apenas séries com um certo número de episódios pode ser vendida (não há nenhuma lei regendo isso, apenas um senso-comum de mercado). Hoje, esse número é de aproximadamente 88 episódios, o que dá mais ou menos 4 temporadas completas (22 episódios). Por exemplo, muitas afiliadas da CW e da FOX passam Friends até hoje em modelo de syndication, exibindo reprises diárias. Para um exemplo mais próximo (embora não exatamente correto), é como se o Warner Channel exibisse Friends e Two and a Half Men nesse modelo. Não é verdade porque o canal é brasileiro, mas a forma de exibição é exatamente a mesma.
Porcentagens de Audiência: É na verdade uma conta bem simples. É a média da série na fall season inteira dividida pela média da emissora no mesmo período. É muito provável que na mid-season eu resete esses valores, para que não ocorram distorções.
Demo X Número de espectadores: Em alguns comentários, tenho percebido que alguns acham que a audiência de certas séries (como Castle) é alta por conta do número de espectadores. Por esse motivo, é preciso esclarecer que o que realmente importa para a renovação de uma série é a demo, ou a porcentagem da população entre 18 e 49 anos que assiste ao show. Não é que o número de espectadores não tenha muita relevância. Ele é simplesmente irrelevante. Ou seja, não importa que Castle, por exemplo, tenha 10 milhões de espectadores se sua demo é de apenas 2.0, na média. Harry’s Law, em 2012, foi cancelada mesmo tendo a maior audiência de um drama na NBC nessa métrica, o que prova sua falta de importância.

4 comentários:

  1. Caso ocorra (espero que não). BATB seria cancelada antes de terminar a temporada? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia, amiga, obrigada de visitar o blog da MAGA, olha, o pior que o perigo de cancelar mesmo sem acabar a temporada existe se a DEMO não melhorar... Meu amigo Gabriel, da seriemaníacos, que sabe tudo de tudo de seriados disse que existe o perigo sim, mas pode ser evitado se a DEMO melhorar...nunca se sabe... a FOX cancelou seriado com vários episódios gravados antes de estrear, pra ver como são as coisas... beijos

      Excluir
    2. Obrigada, Maga ! Se puder divulgar, acho que podemos tentar ajudar a manutenção da série assinando uma petição através do link: http://www.change.org/en-CA/petitions/the-cw-television-network-get-beauty-and-the-beast-a-3-season#share

      Excluir
  2. Sempre acompanho suas postagens mas hj preciso saber se você me ajuda a entender?! Isso é bom ou ruim?
    http://tvbythenumbers.zap2it.com/2013/10/15/hart-of-dixie-beauty-and-the-beast-rise-week-to-week/209269/

    ResponderExcluir